Rua Guilhermino Rezende, 187 - São José - Aracaju / Se
contato@ihhs.com.br
AVISO:
NOSSO ESTOQUE DE O NEGATIVO ESTÁ CRÍTICO. FAÇA UM ATO ALTRUÍSTA!!DOE SANGUE E AJUDA A SALVAR ATÉ 3 VIDAS.

Dúvidas Frequêntes

Como o Sangue é Usado e Armazenado?
Cada unidade de sangue é normalmente separada em diferentes componentes. CONCENTRADO DE HEMÁCIAS (células vermelhas do sangue): São elas que carregam o oxigênio para os tecidos do corpo, e retiram o CO2 desses mesmos tecidos; são transfundidas geralmente para o tratamento de anemias e podem ser armazenadas, em condições especiais, por um período de até 35 dias.

PLAQUETAS: São importantes no processo de coagulação do sangue e no controle de alguns tipos de hemorragias, são armazenadas sob temperatura ambiente controlada, sob agitação constante, por no máximo 5 dias.
PLASMA FRESCO CONGELADO: Utilizado para controlar alguns tipos de sangramento quando existem baixos níveis de alguns fatores de coagulação, é armazenado congelado por até um ano.
CRIOPRECIPITADO: Contém apenas alguns fatores de coagulação específicos e é extraído do plasma fresco congelado e pode ser armazenado, a temperaturas abaixo de - 22 ºC, por até um ano.
Outros derivados do sangue incluem: Albumina, Imuno Globulinas e Concentrados de Fatores de Coagulação. Esses produtos são feitos por indústrias farmacêuticas e não pelo Banco de Sangue.
Diabético pode doar sangue?
Aquele que chamamos de insulino-dependente porque necessita de insulina para manter seu metabolismo de açúcar próximo da normalidade, não pode. Esses pacientes têm importantes alterações do sistema cardiovascular e, em conseqüência disto, durante ou logo após a doação de sangue, podem apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde.
Doar sangue vicia: Pode provocar coceira ou alergia?
Doar sangue não vicia, não dá coceira e nem alergia.
É Seguro Doar Sangue?
Doar sangue é totalmente seguro. Todo material utilizado - Agulhas, Bolsa de Coleta, etc. - é descartável e estéril. O pessoal que realiza a coleta é treinado para utilizar técnicas que garantem a segurança e conforto na doação. O ato da doação demora em média 20 minutos, e é realizado em ambiente confortável e agradável. Existe assistência médica especializada durante e após todo o processo de doação, e após o mesmo.
É Seguro Receber Uma Transfusão de Sangue?
Sim, é muito seguro, mas como qualquer procedimento médico deve-se tomar algumas precauções. Antes de recomendar uma transfusão de sangue, algum procedimento, ou mesmo medicamento, seu médico pesa bem os riscos e benefícios.

O sangue doado nos Bancos de Sangue é rigorosamente testado quanto à existência de doenças transmissíveis; os testes realizados no Brasil são os mesmos que se fazem nos países mais desenvolvidos. Sua manipulação e conservação seguem padrões de controle internacionais. Os doadores de sangue são cuidadosamente triados. No Brasil há muitos anos não existe o doador remunerado, isto é, aquele que recebe dinheiro pela doação. Isso melhorou muito a qualidade do sangue doado.

Se você vier a precisar de uma transfusão de sangue ou derivados, converse com seu médico a respeito disso. Procure o Banco de Sangue que vai fornecer o sangue a ser transfundido, fale com o médico e esclareça suas dúvidas. Pergunte sobra a possibilidade de uma Autotransfusão.
Existe algum outro tipo de doação, além da "tradicional"?
Sim, esse "tipo" de doação chama-se Aferese. Esse processo remove um componente específico do sangue, por exemplo, Plaquetas, e retorna os componentes restantes, como glóbulos vermelhos e plasma, para o doador; durante um mesmo procedimento. A Aferese permite que mais de um componente do sangue possa ser coletado separadamente. É usada para coletar além de Plaquetas, Plasma, Granulócitos, Células Tronco para Transplante de Medula Óssea.

A doação por Aferese demora um pouco mais de tempo: aproximadamente 2 horas.
Menores de 18 anos não podem doar?
A legislação brasileira estabelece que o menor só poderá doar sangue caso haja uma situação especial na qual seja imprescindível a sua doação. Nesse caso, deverá haver uma solicitação médica e autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis.
Mulher grávida, amamentando ou que sofreu um aborto pode doar sangue?
Não. A mulher não pode estar grávida e deve esperar 3 meses após o parto para doar sangue. Se estiver amamentando, não deve doar, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses. Se tiver sofrido aborto, deve esperar também 3 meses.
O material usado na coleta de sangue é seguro?
Sim, todo o material usado para a coleta de sangue é individual, descartável e estéril. Não há nenhum risco de o doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue.
Por que os homens precisam ter mais de 50 kg e as mulheres mais de 55 kg para doar sangue?
A lei prevê que o volume de sangue total que será coletado da mulher não passe de 8ml/kg peso. Se a mulher pesar menos de 55 kg, não terá o volume necessário para o preenchimento da bolsa de sangue padrão. Este é um cuidado do banco de sangue já que as mulheres apresentam mais deficiências de ferro devido à menstruação, o que pode ser acentuado pelo processo de doação de sangue. Para os homens, o volume de sangue coletado não pode exceder 9ml/Kg peso.
Por que só 1 dia de abono pela doação de sangue?
É o que estabelecem a CLT e a CLF.
Por que só podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite antes dos 10 anos de idade?
Porque antes dos 10 anos de idade, a probabilidade de o candidato que tenha tido hepatite do tipo A é de quase 100%. Este fato já foi confirmado em vários estudos epidemiológicos. Como a hepatite A não deixa seqüelas nem partículas virais remanescentes após a cura, não há contra-indicação em doar sangue após esse tipo de hepatite.
Posso contrair alguma doença através da doação de sangue?
Não. Quem doa não corre risco de adquirir doenças. O material utilizado na coleta é descartável e o sangue retirado é reposto naturalmente pelo organismo.
Posso doar sangue para mim?
Sim. Quando você se submeter a uma cirurgia pode armazenar uma reserva de seu próprio sangue para o caso de precisar de uma transfusão. Para isso é necessária a avaliação prévia de um hemoterapeuta.
Posso doar sangue se estiver menstruada?
Sim. A menstruação não interfere na doação de sangue, desde que
o seu fluxo seja normal.
Posso doar sangue se fui submetido a uma cirurgia?
Sim. No caso de cirurgia de pequeno porte, você pode doar 3 meses após a realização da mesma; na cirurgia de grande porte, o período é de 6 meses e após extração dentária, 1 semana.
Posso fazer uma doação de sangue específica para uma pessoa?
Desde que o seu sangue esteja dentro de todas as condições necessárias é possível a doação, armazenamento e transfusão específica para determinada pessoa. Todavia, é necessária a avaliação prévia de um hemoterapeuta.
Quais as vacinas que impedem a doação? Quanto tempo depois de ter tomado a vacina a pessoa poderá doar sangue?
Vacinas compostas de vírus ou bactérias vivos e atenuados como sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite oral e febre amarela necessitam de 3 a 4 semanas de intervalo para a doação. Já as vacinas compostas de vírus ou bactérias mortas, toxóides ou recombinantes como tétano, poliomielite salk etc exigem um período mínimo de 48 horas para doação de sangue desde que o candidato não apresente qualquer reação decorrente da vacinação. Vacinação anti-rábica após exposição animal exige período mínimo de 1 ano para a doação de sangue.
Quais os Custos Associados ao Sangue?
Existem altos custos agregados ao sangue: Coleta, Testes, Sorologia, Preparo dos componentes, Armazenagem e transporte, Recrutamento e Seleção de doadores, Testes Imunohematológicos, Separação e preparo dos componentes do sangue, Triagem imunohematológica do receptor do sangue, Testes de compatibilidade Doador x Receptor, Controle de Qualidade Interno e Externo, Instalação e Acompanhamento das unidades transfundidas, Supervisão médica 24hs por dia, entre outros. Por conseguinte, o custo final de uma transfusão inclui todos esses custos.
Quantas vezes eu posso doar sangue?
Homens podem doar 4 vezes ao ano, com intervalo de 60 dias e mulheres 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias. Homens ou mulheres com idade entre 60 e 65 anos podem doar 2 vezes ao ano, com intervalo de 6 meses.
Se eu doar, meu sangue vai engrossar ou afinar?
Nem uma coisa nem outra. O organismo controla perfeitamente a reposição de volume e de glóbulos vermelhos, mantendo-os sempre na mesma quantidade.
Vou perder muito tempo para doar sangue?
Não. Desde a recepção até a doação você vai levar, em média, 90 minutos. Em dias mais movimentados você pode ter de esperar um pouco mais.